24 junho 2010

[Informe] PROPESP e PROEX inscrevem para PIBIC-Ações afirmativas

As Pró-Reitorias de Extensão (PROEX) e de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESP) da UFPA divulgam a publicação do Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – Ações Afirmativas. (PIBIC/AF). Nesta edição, são 75 bolsas destinadas a estudantes de graduação da Universidade. Os professores que desejam submeter propostas têm até o dia 7 de julho para enviar a documentação. O Programa tem por objetivo apoiar a criação e a consolidação de grupos de pesquisa e qualificar o ensino de graduação na UFPA, por meio da concessão de Bolsas de Iniciação Científica a graduandos que ingressaram na UFPA por ações afirmativas, ou que se encontram em situação de vulnerabilidade social. “As regras de como participar estão detalhadas no Edital, sendo que cada professor da UFPA terá direito a uma bolsa a fim de ampliar, ao máximo, o número de projetos contemplados pelo Programa”, explica Antônio Carlos Vallinoto, diretor de Pesquisa da PROPESP.
O Programa PIBIC/AF oferta 50 Bolsas de Iniciação Científica, com recursos da própria UFPA, no valor de R$ 300 reais e 25 bolsas com financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) no valor de R$ 360 reais. Todas com duração de um ano e com vigência a partir de agosto de 2010. “Há a possibilidade do CNPq aumentar para 50 o número de bolsas que financia, uma vez que a UFPA já ampliou o número de bolsas que oferta de forma independente. Porém ainda estamos aguardando uma resposta do Conselho sobre isso”, revela Antônio Carlos Vallinoto. O resultado final do Edital deverá ser divulgado no final de julho, dependendo dos prazos do CNPq.
Para o diretor, esta é uma oportunidade importante para os alunos da UFPA. “Mesmo para quem não deseja seguir carreira acadêmica, participar de projetos de Iniciação Científica contribui substancialmente para a formação dos nossos alunos ampliando seus conhecimentos para muito além do que é apreendido em sala de aula. O que torna esta uma oportunidade pessoal e profissional muito interessante para os nossos universitários”, defende.

SERVIÇO:

Clique aqui e consulte o Edital.

http://www.propesp.ufpa.br/editais/EDITAL_PROPESP-PROEX_09_2010-PIBIC-AF.pdf

Informações sobre o Edital PIBIC-Ações Afirmativas

Local: Diretoria de Pesquisa da PROPESP

Telefones: (91) 3201-7527 / (91) 3201-7657.

E-mails: anadol@ufpa.br / fbragas@ufpa.br

Home Page: www.propesp.ufpa.br ou http://sig.ufpa.br/pibic

Texto: Glauce Monteiro – Assessoria de Comunicação da UFPA

0 pareceres:

Postar um comentário