17 agosto 2013

II Jornada de Teoria do Direito


O Grupo de Estudos Pura Teoria do Direito, com o apoio do Centro Acadêmico de Direito Edson Luis e do Instituto de Ciência Jurídicas da UFPA, anuncia a segunda edição da Jornada de Teoria do Direito, a ser realizada nos dias 5 e 6 de setembro, no Instituto de Ciências Jurídicas da UFPA, cujo tema será "As contribuições de Ronald Dworkin para o pensamento jurídico contemporâneo".

A temática do evento gira em torno da teoria do filósofo norte-americano Ronald Dworkin e suas contribuições para a formação do pensamento jurídico contemporâneo. Dworkin, falecido este ano, é um autor de grande importância para a filosofia do direito e para a filosofia política no século XX e XXI por suas contribuições a cerca dos mais variados temas como a interpretação e a aplicação do direito, papel dos juízes e dos tribunais, a sua tese sobre princípios jurídicos, dentre outros temas que serão abordados no evento. Além de uma singela homenagem a este importante pensador, a escolha da temática também se justifica pelo fato de o autor ser objeto dos próximos estudos do grupo de estudos, já introduzindo os estudantes no debate acerca do autor.

O evento conta com um corpo de palestrantes de renome regional e nacional, e que foram minuciosamente escolhidos a fim de compor uma linha coerente de raciocínio com a exposição da temática – o pensamento jurídico de Ronald Dworkin. Além disso, o evento contará com duas oficinas simultâneas, no dia 6 pela manhã, onde os participantes poderão optar pelo tema que lhe for mais atrativo.

O evento é gratuito e contemplará os participantes com 20 horas de atividades complementares (15 horas pela participação nas palestras e, de modo opcional, mais 5 horas pela participação nas oficinas).


Para mais informações e inscrições: http://jtd2013.wordpress.com/


0 pareceres:

Postar um comentário