28 agosto 2013

Inscrições para Concurso Nacional Sistema Interamericano de Direitos Humanos vão até 16 de setembro

A Secretaria de Direitos Humanos da Presidência República lança o Concurso Nacional Sistema Interamericana de Direitos Humanos (SIDH). Voltado para estudantes universitários, o concurso acontece por meio de simulação contextual de audiências da corte, reuniões de trabalho e a elaboração de documentos e do funcionamento do SIDH. As inscrições para primeira fase tiveram início nesta quinta-feira (22) e seguem até o dia 16 de setembro.
O tema da edição deste ano é “Manifestações e Violência Institucional: Liberdade de Expressão e Segurança Pública”. Podem se inscrever estudantes de todas as áreas de conhecimento. As equipes devem conter três participantes, sendo ou três de graduação, ou um de pós-graduação e dois de graduação.
Serão três fases de competição: a primeira é a resposta da questão acadêmica que deve ser respondida até o dia 16 de setembro. Todas as equipes aprovadas nesta fase estarão selecionadas para as próximas etapas.
A segunda etapa será a elaboração de memoriais. As equipes terão que apresentar duas peças à Corte Interamericana de Direitos Humanos. A primeira simulando a representação à vítimas de violações de Direitos Humanos e a segunda como representantes do Estado.

A última fase acontece presencialmente em Brasília, entre os dias 19 a 22 de novembro. Será composta por rodas orais, simulação da corte, reuniões de trabalho, eventos culturais e palestra sobre temas relacionados aos Direitos Humanos. Representantes de órgãos e instituições internacionais participarão do evento em Brasília, sendo esta uma oportunidade para os estudantes trocarem conhecimentos e informações e realizarem contatos profissionais. 
Mais informações: http://www.sdh.gov.br/noticias/2013/agosto/inscricoes-para-concurso-nacional-sistema-interamericano-de-direitos-humanos-vao-ate-16-de-setembro

Texto: Secretaria de Direitos Humanos


0 pareceres:

Postar um comentário