28 outubro 2013

III Encontro de Rede Amazônica de Clínicas de Direitos Humanos/ Escritórios Modelos – UFPA/ 31/10/2013.

Entre os dias 31 de outubro e 01 de novembro, as Universidades Federal do Pará (UFPA, Federal do Mato Grosso (UFMT), Federal do Oeste do Pará (UFOPA), de Brasília (Unb) e Estado do Amazonas (UEA) realizarão o III Encontro da Rede Amazônica de Clínicas de Direitos Humanos e Escritórios Modelos.
O III Encontro tem caráter de reunião de trabalho, pois visa estruturar as ações da Rede Amazônica por meio de planejamento, definindo metodologia de trabalho e critérios de casos a serem trabalhados pelas Clínicas.
Essa terceira etapa somente é possível depois da concretização de termo de cooperação entre as instituições de ensino superior viabilizado durante o I Encontro da Rede Amazônica ocorrido em 2011 na UFPA.
Já o II Encontro da Rede Amazônica realizado no ano seguinte também na UFPA, como parte integrante da programação do Seminário sobre Clínicas de Direitos Humanos, por sua vez promovido pela Rede Direitos Humanos e Educação Superior, serviu para a discussão em torno dos modelos de ensino clínico, os quais visam fazer com que o discente de Direito compreenda a realidade, mediante casos práticos.
O modelo de educação clínica não tem apenas como propósito modificar a estrutura pedagógica de ensino do Direito, mas também influenciar a concepção social dos futuros advogados e advogadas, para que identifiquem sua função social e contribuam para transformação da realidade a sua volta.
Na ocasião do III Encontro, ter-se-á a participação, na qualidade de observadores, a UFOPA, a qual visa integrar a Rede Amazônica e a UnB, a qual integra a Rede Direitos Humanos e Educação Superior e tem por escopo implantar sua Clínica Jurídica.
O III Encontro constitui uma promoção da Clínica de Direitos Humanos da Amazônia, a qual consiste em um projeto de pesquisa e extensão do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFPA.
No dia 31 de outubro de 2013, das 09h30m às 12h00m, no Auditório Haílton Correa (altos do ICJ) haverá uma mesa redonda, onde as Universidade participantes apresentarão seus modelos de educação clínica, estando tal oportunidade aberta ao público em geral.
Inscrições ocorrerão no local, com emissão de certificado de 3 horas de atividades complementares.

Informações adicionais: labdh@ufpa.br
Texto: Clínica de Direitos Humanos da Amazônia

0 pareceres:

Postar um comentário