23 fevereiro 2014

PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO PRIMEIRO DIA DA SEMANA DO CALOURO DE DIREITO/UFPA 2014


Manhã do primeiro dia da Semana do Calouro de
Direito/UFPA 2014 será no Instituto de
 Ciências Jurídicas (ICJ).
A partir de amanhã, 24 de fevereiro, o Centro Acadêmico de Direito – CADEL, da UFPA, recepcionará os novos calouros do curso com uma vasta e rica programação que se estenderá até o próximo dia 28. Serão cinco dias de palestras ministradas por grandes nomes do cenário jurídico paraense; debates sobre temas atuais do Direito; júri simulado apresentado pelos alunos da Faculdade; diversas oficinas dos projetos de extensão da graduação; orientação acadêmica e várias atrações e atividades culturais.

O credenciamento de todos os pré-inscritos na Semana do Calouro de Direito/UFPA 2014 inicia oficialmente as atividades do evento às 7h45min da segunda-feira, no Auditório José Vicente Miranda Filho, andar térreo do Instituto de Ciências Jurídicas (ICJ). Aqueles que já preencheram formulário virtual confirmarão o vínculo previamente estabelecido e os demais interessados poderão se inscrever no momento inicial. Os calouros receberão o “Kit-Calouro” e um informativo com a programação completa da Semana. O evento é aberto ao público externo à UFPA pela taxa individual de R$ 20,00. Quem obtiver mais de 75% de frequência ao longo dos cinco dias, receberá certificado de participação de 40 (quarenta) horas de atividades complementares. Aos que não atingirem esse porcentual, serão ofertados certificados com horas parciais.

Ao longo da programação, os calouros poderão, também, solicitar a carteirinha do CADEL e aqueles que já a solicitaram no momento da Habilitação, dia 21 de janeiro, irão recebê-la. Mais conhecida como meia-entrada cultural, a carteira proporciona aos estudantes de Direito entrada pela metade do preço em eventos culturais e esportivos (cinema, teatro, museu e outros). Karime Moraes, Diretora de Assuntos Estudantis do CADEL, ressalta que esse “é um direito do universitário definido por lei”. “Queremos, dessa forma, contribuir com o desenvolvimento de cidadãos conhecedores do mundo e formadores de opinião”, pontua Karime.

Com a palestra intitulada “Concurso Jurídico e Exame da Ordem”, a cargo de Gustavo Monteiro, Procurador do Estado do Pará, o evento abre sua rodada de palestras, às 8h30min. Aos 19 anos, ele ficou em 7º lugar entre os dez aprovados no 18º concurso público da Procuradoria Geral do Estado (PGE), realizado em 2011, tornando-se, assim, um dos mais jovens Procuradores do Brasil. Além de compartilhar sua vitoriosa experiência, Gustavo explicará sobre o exame de admissão à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e dará dicas e orientações sobre o funcionamento dos concursos jurídicos.

Às 10h, o CADEL dará início a uma divertida Gincana que dividirá os calouros em equipes, encarregadas com diversas tarefas a serem cumpridas ao longo da semana. O objetivo maior da competição será integrar os membros de cada grupo, estimulando o trabalho coletivo e pondo à prova as habilidades físicas e mentais dos envolvidos - relacionadas de maneira recreativa ao mundo jurídico.

Logo após, às 10h30min, os presentes terão a chance de conhecer as redes de intercâmbio acadêmico específicas do curso de Direito/UFPA e descobrir como ter acesso a todas elas. Será hora da exposição “Universidade e Internacionalização: O primeiro passo para oportunidades de intercâmbio”. Na oportunidade, todos conhecerão o Fórmula Santander, programa que oferta uma bolsa no valor de R$ 12.458,50 para que os alunos façam seis meses de intercâmbio em universidades europeias. Os escalados para falar sobre o assunto serão: Laura Diva, representante da Pró-Reitoria de Relações Internacionais da UFPA – PROINTER; Laura Figueiredo, membro da AISEC - ONG gerida exclusivamente por jovens universitários e recém-formados; Evandro Alencar, aluno da nossa graduação que volta de experiência internacional na Universidade de Coimbra, em Portugal, e relata a oportunidade de engrandecimento pessoal e acadêmico.
Ginásio de Esportes da UFPA recebe programação especial
da Universidade para a tarde do primeiro dia da Semana do
Calouro 2014.

Pela parte da tarde, a programação ocorrerá no Ginásio de Esportes da UFPA, às 16h. Na Aula Magna – que reúne representantes de todas as graduações do campus - o reitor da Universidade, Carlos Maneschy, e os pró-reitores darão as boas- vindas aos recém-chegados e falarão sobre o tema “Direitos Humanos e Tecnologia”, às 16h30min. Em seguida, às 17h30, será feita a premiação dos 10 primeiros colocados no vestibular, como é tradição na Universidade. O dia vai se encerrar com vasta programação cultural, que começa às 18h15min.

A Semana do Calouro é um momento de grande relevância e repercussão na UFPA, pois é considerada uma espécie de introdução ao curso para os novos estudantes. Possibilitando as primeiras impressões sobre temas que serão abordados em sala de aula e a interação com os veterenos da Faculdade, o acontecimento também irá oferecer aos calouros as orientações necessárias para os próximos anos - objetivando incitá-los a participar ativamente do cotidiano da Universidade e a viver o ambiente acadêmico em sua totalidade.

Caloura da manhã, Bianca Siqueira, admite estar bastante ansiosa em relação ao momento especial e afirma crer que esse "será um momento de grande interação entre todos, marcando o início de uma nova jornada". Já o calouro Felipe Costa, também do turno matutino, garante estar muito feliz com a Semana do Calouro e afirma que esse será seu primeiro passo na vida universitária. Empolgado, garante: "Esse será o começo de uma nova vida e mal posso esperar para isso". Outro calouro muito entusiasmado com o início do evento é Lucas Neves, calouro do turno vespertino. Para ele, essa será uma ótima oportunidade de conhecer melhor a UFPA e o curso de Direito. "Espero conhecer meus futuros colegas de turma, para já estar familiarizado com eles quando começarem as aulas", disse Lucas.

Sobre o tema, Gabriela Neves, Diretora Administrativa e Financeira do CADEL, explica: "Nossa intenção é que os calouros de 2014 sejam muito bem recebidos e comecem a se sentir como parte integrante da UFPA e do campus como um todo. Queremos que eles inciem o contato com temáticas importantes que serão tratadas ao longo da graduação, que sintam vontade de conhecer mais profundamente o universo acadêmico e, sobretudo, que tenham  o primeiro contato frutífero com o curso de Direito", finaliza.


Texto: Felipe Mendonça – Diretor de Comunicação e Marketing

0 pareceres:

Postar um comentário