24 fevereiro 2014

TUDO SOBRE A ABERTURA DA SEMANA DO CALOURO DE DIREITO/UFPA 2014; PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO SEGUNDO DIA


Nessa segunda-feira, 24 de fevereiro, o Centro Acadêmico de Direito “Édson Luís” deu início a Semana do Calouro 2014 com o tema: “A vida acadêmica como instrumento de inserção social do estudante de Direito”. O dia começou às 8h, no hall do Instituto de Ciências Jurídicas (ICJ), com o credenciamento dos pré-inscritos e a inscrição de quem ainda não havia confirmado seu interesse em participar do evento. Diretores, colaborares e voluntários do CADEL receberam os novos colegas, deram-lhes todas as instruções necessárias para o evento e esclareceram eventuais dúvidas e perguntas.

Daniel Fampa abrindo ofici-
almente a Semana do Calouro
de Direito/UFPA 2014.
Por volta de 8h30min, o Diretor Executivo do nosso Centro Acadêmico, Daniel Fampa, abriu oficialmente o acontecimento que promete mobilizar a comunidade estudantil do nosso curso na última semana do mês fevereiro. Na ocasião, Daniel enfatizou a importância do momento e ressaltou que seu objetivo maior é apresentar aos calouros noções importantes sobre o mundo jurídico e integrá-los - entre si, com o CADEL e com outros atores sociais da UFPA. “Diferentemente da programação da Semana do Calouro de outros cursos, a nossa busca refletir não apenas o lado científico e acadêmico da graduação, mas, também, muitas atividades de integração”, explicou ele.

Perto de 9h, foi vez do Procurador do Estado Gustavo Monteiro falar sobre o exame de admissão à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e dar dicas e orientações sobre o funcionamento dos concursos jurídicos. Ele também compartilhou a experiência pessoal de ter sido aprovado aos 19 anos no concorrido certame público da Procuradoria Geral do Estado (PGE) – fato que o notabilizou como um dos mais jovens Procuradores do Brasil.

Anelise e Rodrigo explicando
sobre as tarefas da Gincana.
Logo após, o Diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão do CADEL Rodrigo Ribeiro deu início a uma Gincana que dividiu os participantes da manhã em quatro grupos - inicialmente encarregados pelo cumprimento de duas tarefas: arrecadar a maior quantia financeira e o maior número de material didático possível. Organizadores e voluntários da Semana do Calouro dividiram-se na liderança das equipes, para orientá-las e estimulá-las ao longo das provas. O objetivo maior da competição será integrar os membros de cada time, estimulando o trabalho coletivo e pondo à prova as habilidades físicas e mentais dos envolvidos - relacionadas de maneira recreativa ao mundo jurídico.

Equipe 1 (esquerda) e Equipe 2 (direita).
Equipe 3 (esquerda) e Equipe 4 (direita).

Lucas Carvalho presidiu a mesa "Universidade e Internaciona-
cionalização: O primeiro passo para oportunidades de intercâmbio",
com Laura Diva e Evandro Alencar.
Às 10h30min, com a palestra “Universidade e Internacionalização: O primeiro passo para oportunidades de intercâmbio”, o público presente pôde ouvir de Laura Diva, representante da Pró-reitoria de Relações Internacionais (PROINTER) da UFPA, quais as redes de intercâmbio acadêmico específicas da nossa graduação, como ter acesso a elas e o quanto esses mecanismos são importantes para a formação pessoal e intelectual de um acadêmico. Ela dividiu a mesa com o discente Evandro Alencar, que relatou o quão engrandecedora foi sua experiência de mobilidade internacional na Universidade de Coimbra, em Portugal.
Calouros e veteranos reuniram-se na sala JP09, no Bloco de aulas,
para apresentação e conversa.

Logo após, quem optou por permanecer direto na Universidade para a programação da tarde pôde contar o auxílio de um grupo de veteranos. Todos almoçaram no Restaurante Universitário (RU) e, em seguida, reuniram-se na sala JP09, no bloco de aulas de Direito. Num momento de dinâmica e descontração, os calouros presentes se apresentaram e explicaram os motivos que os levaram à escolha do curso de Direito - recebendo apoio e motivação dos colegas mais antigos.


Calouros de todos os cursos lotaram o Ginásio de Esportes da
UFPA na tarde do primeiro dia do evento.
Pela tarde, a programação se estendeu pelo Ginásio de Esportes da UFPA. Às 16h30min, calouros de todas as graduações do campus reuniram-se para ouvir sobre “Direitos Humanos e Tecnologia” e receber as boas-vindas do reitor da Universidade e dos pró-reitores. Em seguida, os 10 primeiros colocados no Processo Seletivo 2014 foram premiados, como acontece todos os anos na Instituição. Para os representantes da nossa Faculdade, esse foi um instante de empolgação e animação. Tivemos, inclusive, um calouro vencedor no concurso de dança em dupla: Gabriel Kirley. O dia foi finalizado com vasta programação cultural, com destaque para a banda Fruta Quente, que começou dua apresentação por volta de 18h30min.
Calouros e veteranos representando a Faculdade de Direito na recepção feita
pelo reitor e pelos pró-reitores, no Ginásio de Esportes da UFPA.
Programação da terça-feira (25/02) começa no Auditório do
Centro de Eventos Benedito Nunes (Hangarzinho).
A movimentação da terça-feira (25/02) se iniciará no Centro de Eventos Benedito Nunes, com a palestra “Políticas de Assistência Estudantil”, da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), às 8h30min. Às 9h, os programas de Iniciação Científica, Jovens Talentos e Ciência sem Fronteiras serão os temas abordados pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp). Às 9h30, a palestra da Pró-Reitoria de Relações Internacionais (Prointer) será novamente sobre oportunidades de intercâmbio, dessa vez para todos os cursos da UFPA. Às 10h, a Biblioteca Central da universidade orientará quanto ao uso do Portal da Biblioteca.

As ações da tarde do segundo dia da semana começam às 14h, de volta ao Auditório José Vicente Miranda Filho, no ICJ, com a exposição “Conheça o CADEL”. Nesse momento, os novos alunos terão a oportunidade de conhecer o trabalho da nossa agremiação estudantil, seus projetos, objetivos e todos os seus membros e suas respectivas diretorias.

Às 15h, é a vez da Profª. Drª. Ana Cláudia Pinho palestrar sobre “O ensino Jurídico, desafios e suas perspectivas”. Já às 16h30min, quem assume o microfone para falar sobre “A influência das cortes brasileiras na sociedade atual” é o Profº. Drº. Antônio Maués. Por fim, outra etapa da Gincana encerra o dia ás 18h.

Segundo a organização da Semana do Calouro de Direito/UFPA 2014, a tarde da terça-feira (25/02) será um dos momentos mais especiais dos cinco dias de atividades - especialmente pelo fato de Ana Claúdia Pinho e Antonio Maués serem dois nomes extremamente respeitados e admirados em suas respectivas áreas de conhecimento.

Ela é formada em Direito pela Universidade da Amazônia (UNAMA) e tem Mestrado e Doutorado com especialidade em Direito Penal, pela Universidade Federal do Pará (UFPA) – instituição da qual é professora da disciplina, tanto na graduação como na pós-graduação. Também é Promotora de Justiça do Estado do Pará.

Ele possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Pará (UFPA), mestrado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC – Rio) e doutorado pela Universidade de São Paulo (USP), ambos com especialidade em Direito Constitucional – disciplina da qual é professor na UFPA, na graduação e na pós-graduação. Atualmente, também é membro de corpo editorial da Revista Direito GV, da Revista de Direito Sanitário, da Revista Direitos fundamentais & justiça e da Novos Estudos Jurídicos (UNIVALI).

João Vittor Homci, calouro do turno matutino, resumiu o sentimento de todos os participantes no primeiro dia de atividades: "Foi de grande importância a apresentação que o CADEL nos deu dessa grande família que forma o curso de Direito da UFPA". "Nós, como calouros, nos sentimos muito acolhidos e encaminhados de um jeito que seria impossível sem essa maravilhosa recepção", finalizou.


Texto: Felipe Mendonça – Diretor de Comunicação e Marketing

Fotos: Felipe Mendonça e Gabrielle Avelar

0 pareceres:

Postar um comentário