25 fevereiro 2014

TUDO SOBRE O SEGUNDO DIA DA SEMANA DO CALOURO DE DIREITO/UFPA 2014; PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO TERCEIRO DIA


Auditório Benedito Nunes recebeu calouros de todas
as graduações para a manhã do segundo dia da Semana
do Calouro 2014.
Com a palestra intitulada “Políticas de Assistência Estudantil”, a Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da UFPA deu início hoje (25/02) ao segundo dia de atividades da Semana do Calouro 2014, por volta das 9h, no Auditório Benedito Nunes (conhecido como “Hangarzinho”) - onde um grupo de calouros e veteranos de Direito marcou presença representando nossa Faculdade. A exposição foi, em maior parte, sobre os tipos de auxílio e apoio para estudantes que estejam em situação de vulnerabilidade socioeconômica, com instruções de como participar desses programas. Foram abordados tanto os auxílios fornecidos por bolsas, como assistência e serviços de saúde.

Em seguida, foi vez do diretor de graduação da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp), Antonio Vallinoto, falar sobre “Programas de Iniciação Científica, Jovens Talentos e Ciência sem fronteiras”. Nesse momento, foi explicado aos calouros de todas as graduações da Universidade o que são projetos de pesquisa, como ingressar neles, quais os tipos de bolsas ofertadas e quais os requisitos e compromissos desses bolsistas. O professor ressaltou, ainda, aspectos gerais dos programas Jovens Talentos e Ciência sem fronteiras - esse último que, infelizmente, não disponibiliza vagas para o curso de Direito.

Professora Lindalva Moraes falando sobre
"Oportunidades de Intercâmbio na UFPA".
Dando continuidade ao evento, Lindalva Moraes, assessora da Pró-Reitoria de Relações Internacionais (Prointer), fez uma abordagem sobre os vários programas de mobilidade nacional e internacional existentes na UFPA, dessa vez para todos os cursos da Universidade. Por volta das 10h30min, ela destacou, quais os passos que os acadêmicos devem seguir para ter mais chances de participar de estudos fora do Brasil, finalizando, assim, a palestra “Oportunidades de Intercâmbio na UFPA”.

Perto de 11h, a Biblioteca Central da universidade orientou quanto ao uso de seu Portal, na pessoa da servidora Maria de Loudes. Ela frisou que o Sistema de Bibliotecas (SIBI) da Universidade é formado por  28 unidades distribuídas na capital e 8 interior, possuindo mais de 900 mil itens - periódicos, obras raras, dissertações, teses, CDs, DVSs, material em braile, entre outros. "Do início ao fim da vida acadêmica, para participar dos projetos e programas da Universidade, todos precisarão passar pelo Biblioteca" orientou, ainda, sobre cadastro, buscas e treinamento.

Finalizando a programação geral organizada pela Proex e Proeg, a Professora Marianne Eliasquevici, integrante da equipe do Projeto Newton, palestrou sobre o funcionamento do projeto, indicando quem pode participar e de que forma. A exibição de dois vídeos - um com depoimentos dos estudantes sobre suas experiências com o programa e outro apresentando a preparação para o seu segundo ano de atividades - encerrou a manhã de terça-feira.

Como no dia anterior, os calouros que optaram por permanecer direto na Universidade para a programação da tarde puderam contar o auxílio de um grupo de veteranos. Todos almoçaram no Restaurante Universitário (RU) e, em seguida, reuniram-se em um sala de aula. Lá, alunos mais antigos esclareceram dúvidas e deram orientações aos novos colegas sobre as oficinas dos projetos de extensão da Faculdade, programadas para serem executadas na quinta-feira (27/02).


Parte dos Diretores do CADEL.
As ações da tarde começaram perto das 15h, no Auditório José Vicente Miranda Filho, no ICJ. Nesse momento, diretores do Centro Acadêmico de Direito “Édson Luís” – CADEL apresentaram seus principais projetos, objetivos, metas e vivências pessoais de suas experiências tanto enquanto calouros no passado como em relação ao cotidiano da agremiação estudantil. Na exposição “Conheça o CADEL”, cada diretoria foi detalhadamente apresentada pelos seus responsáveis, que também responderam perguntas da plateia.

Márvyn Kevin presidiu a mesa que recebeu a
Profª. Drª. Ana Claúdia Pinho.
Perto das 16h, quem assumiu o posto de palestrante foi a Profª. Drª. Ana Cláudia Pinho, docente da disciplina Direito Penal e Promotora de Justiça. Na palestra definida como “O Ensino Jurídico, desafios e suas perspectivas”, ela empolgou o público com críticas construtivas à estrutura penal brasileira. A professora também compartilhou exemplos de histórias vitoriosas de ex-alunos e abordou questões importantes sobre o processo de ensino-aprendizagem na graduação. “O mais importante na nossa área não é apenas se preparar para provas e concursos, mas, sim, manter um padrão de qualidade elevado, com um nível de formação o mais plural possível”, ponderou.


Daniel Fampa presidiu a mesa que recebeu palestra do
Profº. Drº. Antonio Maués.
“A influência das cortes brasileiras na sociedade atual” foi a temática abordada na palestra seguinte, ministrada pelo Profº. Drº. Antônio Maués - docente da disciplina Direito Constitucional. Na exposição, foram feitas importantes considerações sobre a história das Constituições no Brasil e sua relação com a aplicabilidade dos direitos fundamentais. Jurisprudências polêmicas de nossos Tribunais Superiores também foram expostas e pormenorizadamente analisadas pelo professor.

Kit-Calouro feito com materiais
fornecidos pelos patrocinadores
do evento.
Ao final do segundo dia da Semana do Calouro de Direito/UFPA 2014, os novos alunos da Faculdade receberam um Kit com bloco de notas, squeeze de água, caneta, lápis, régua, bolsa e sacola - materiais fornecidos pela Aliança Francesa e pela Proex, nossos parceiros patrocinadores. O dia teve fim no chamado “Vêr-o-pêsinho”, onde um grupo se reuniu para nova rodada de conversas e bate-papo.

Amanhã (26/02), a programação do projeto será integralmente realizada no Auditório José Vicente Miranda Filho, no ICJ. Às 9h, o dia se inicia com a Orientação Acadêmico, um momento de apresentação do curso, dos seus objetivos e procedimentos acadêmicos, do perfil do aluno egresso e do mercado de trabalho. Horário das atividades curriculares, eixos de formação, matrícula, mobilidade, avaliação, calendário acadêmico e o Projeto Político Pedagógico de nossa Faculdade serão assuntos amplamente tratados. A oportunidade – que contará com a presença do Diretor da Faculdade de Direito, Francisco Freitas - também é propícia para que os calouros possam tirar dúvidas quanto a questões internas da Universidade e, ainda, sobre as possibilidades de profissão do mundo forense.

Às 14h30min, um Júri Simulado será apresentado pelo grupo de estudos “Arcádia dos Oradores”, movimentando a tarde da quarta-feira com a discussão de um caso real de homicídio. Sete calouros serão voluntariamente convidados para compor o Conselho de Sentença, que vai decidir pela inocência ou condenação dos acusados. O objetivo da atividade é familiarizar o novo graduando com o ambiente de um Tribunal, explicando o funcionamento de uma sessão de Júri e levando-os a tomar um posicionamento e a exercitar a expressão e o raciocínio.

Sobre o segundo dia da Semana do Calouro de Direito/UFPA 2014, o calouro Claudinor Teles, do turno vespertino, assegurou estar muito feliz e empolgado com o que viu e ouviu: “As palestras de hoje foram muito boas e extremamente pertinentes para nós, calouros”. “Além de introduzir metodologias de reflexão com as quais não estávamos acostumados, tivemos a chance de aprender sobre muitas coisas novas e importantes para nossa formação futura”, finalizou.


Texto: Felipe Mendonça – Diretor de Comunicação e Marketing

Fotos: Felipe Mendonça e Portal UFPA.

0 pareceres:

Postar um comentário