14 abril 2014

[INTERCÂMBIO] TOP ESPANHA 2014


A Pró-Reitoria de Relações Internacionais (Prointer) da Universidade Federal do Pará (UFPA) lançou o novo edital do Programa Top España Santander Universidades 2014, que oferta curso de três semanas para quatro estudantes de graduação e um professor da UFPA, na Universidade de Salamanca, na Espanha. Os candidatos deverão inscrever-se até o dia 26 de maio de 2014.
Requisitos - Para participar, o programa faz exigências: ser aluno matriculado na graduação; não ter sido contemplado com o Programa de Bolsas Santander nas edições anteriores, nem, também, ter participado de qualquer outro programa de mobilidade para o exterior, mantido pela UFPA; possuir Coeficiente de Rendimento Geral (CRG) superior ou igual a 8,0 e, no máximo, duas reprovações até o atual período. Confira outros requisitos no edital.
Após a inscrição online (clique aqui),  o aluno deverá apresentar as seguintes documentações à Prointer: cópia do comprovante de inscrição devidamente preenchido; comprovante de matrícula; histórico acadêmico com CRG; Curriculum Lattes; Carta de Recomendação; Carta de Intenção; cópia do passaporte válido. Os professores não precisarão preencher a Ficha de Inscrição online, somente deverão apresentar os documentos de identificação, passaporte, Curriculum Lattes, certificados de cursos de Língua Espanhola e Carta de Intenção.
A entrega dos documentos solicitados no edital deverá ser feita em envelope lacrado, até o dia 26 de maio de 2014, na Prointer, localizada no prédio da Reitoria do Campus Universitário, 3º andar, ou na Travessa Três de Maio, 1573, entre Av. Magalhães Barata e Av. Gentil Bittencourt.
Com este programa, o Santander irá disponibilizar aos participantes as passagens aéreas de ida e volta; hospedagem; refeições diárias; transporte para as visitas programadas; seguro saúde internacional e de vida.
Viagem - Nesta 5ª edição do programa, a viagem está programada para o dia 7 de agosto de 2014, sendo esta a segunda viagem realizada, neste ano, pelo programa. “Eu vivi uma experiência de aprendizagem muito intensa com o intercâmbio, que, além de me propiciar este curso de aprimoramento do idioma, eu tive a oportunidade de conhecer a cidade, centros culturais, museus e igrejas. Eu sempre quis fazer intercâmbio, e este programa me possibilitou essa realização pessoal e profissional”, conta a estudante de Direito da UFPA, Luana Alves, que participou da Edição de Janeiro de 2014 do Programa Top Espanha Santander Universidades. “Uma das coisas que apreciei bastante foi ter conhecido a Faculdade de Direito da Universidade de Salamanca”.
Lançado em 2010, o Programa Top España, parceria com o Santander Universidades, tem como objetivo contribuir com o incremento da qualidade da formação dos alunos e professores das instituições participantes, por meio das relações acadêmicas entre Brasil e Espanha. E, assim, fortalecer a internacionalização das universidades brasileiras parceiras, já que os participantes vivenciam experiências culturais e acadêmicas no exterior.
“Este programa já contemplou 16 estudantes e 03 professores da UFPA e tem sido muito bem-vindo e aproveitado por esses alunos e professores, uma vez que oportuniza a imersão na cultura e na língua espanhola”, comentou a assessora da Prointer, Leila Assef.
A seleção dos participantes será realizada pela Prointer, até o mês de junho, quando os resultados serão divulgados aqui, no Portal da UFPA, e na página eletrônica da Prointer.
ServiçoEdital do Programa Top España Santander Universidades 2014
Público-alvo: Estudantes de graduação e professores
Inscrições: até 26 de maio, na Prointer
Confira o edital completo aqui.
Para se inscrever, acesse aqui.

Texto e foto: Assessoria de Comunicação da UFPA
Publicação: Ciro Brito - Diretor de Comunicação e Marketing

0 pareceres:

Postar um comentário