19 maio 2014

19 DE MAIO: DIA DO ESTUDANTE DE DIREITO

     19 de maio é comemorado o dia do estudante de direito, graças a Santo Ivo, o padroeiro dos estudantes de direito. Santo Ivo (1253/1303), que faleceu neste dia, foi estudante de direito, já aos 14 anos de idade, na cidade de Paris, e depois em Orleans. 



     Santo Ivo era defensor impertérrito dos necessitados, dos órfãos e das viúvas, ficando extremamente popular na sociedade como o "defensor dos pobres", título que levou para o seu sacerdócio. Contam os historiadores que, ao voltar à sua terra natal, aceitou o encargo de ser juiz do tribunal eclesiástico, por onde passavam as questões mais espinhosas.
     Com sua sabedoria, imparcialidade e espírito conciliador desfazia as inimizades e conquistava o respeito até dos que perdiam a questão. A defesa intransigente dos injustiçados e dos necessitados deu-lhe o título de “advogado dos pobres”, um título que continuou merecendo ao tornar-se sacerdote, e ao construir um hospital, onde cuidava dos doentes com as suas próprias mãos.
     Pelo Brasil, muitas seccionais da Ordem dos Advogados do Brasil oferecem missas e eventos em homenagem a Santo Ivo, como a OAB Sorocaba/SP. Outra curiosidade é que não é incomum encontrar diversos escritórios de advocacia pelo Brasil com o nome do Santo padroeiro.







Texto: Ciro Brito - Diretor de Comunicação e Marketing

0 pareceres:

Postar um comentário