06 agosto 2014

[TUTORIAL] SIGAA

Caros Acadêmicos,

A UFPA está passando por uma transição em seu regime de cadastros acadêmicos: o outrora SIE - Sistema de Informações de Ensino, onde o discente costumava consultar os seus conceitos e a efetivação da matrícula - foi substituído pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas - SIGAA.

Conforme às orientações da UFPA, todos os alunos deverão se cadastrar neste novo sistema. O que muda com esse novo sistema? As matrículas da faculdade de Direito, outrora realizadas de forma automática, agora com o novo sistema serão feitas de forma online, como muito bem explicado neste tutorial disponível no site da UFPA.

Com SIGAA, o discente, ao realizar a sua matrícula online, em período determinado pelo calendário acadêmico, deverá aguardar a confirmação desta matrícula, denominada, no novo sistema, de "processamento da matrícula". Enquanto a fase de processamento não ocorre, o discente poderá alterar a sua matrícula em "turmas solicitadas". Para que a matrícula ocorra sem problemas, é necessário que o alunado se atente ao período em que desejar realizar a matrícula, de acordo com as instruções do tutorial.

Quais são os períodos que o discente não pode, de forma alguma, perder para o 4º período (2º semestre) de 2014? Em virtude de imprevistos na implantação do novo sistema, o calendário de oferta e matrícula foi alterado, assim como lançamento de conceitos de turmas anteriores - antes determinado pela PROEG até o dia 30/07 - prazo este que foi prorrogado até esta sexta-feira.

As Datas são as seguintes: 

Matrículas: 11/08 - 20/08
Processamento das Matrículas: 21/08 - 24/08

Vale ressaltar, que para que este calendário seja rigorosamente cumprido, a oferta de disciplinas do 4º período está ocorrendo. Os horários das turmas devem estar prontos até 08/08, conforme informações da Faculdade de Direito. Para aqueles que desejam se matriculas nas disciplinas ofertadas durante o chamado Período Letivo Especial, as matrículas vão até o dia 14/08. Quanto ao lançamento de conceitos, a regra do antigo SIE continua valendo para  SIGAA - se o aluno não possuir mais três conceitos lançados, a sua matrícula fica retida. Logo, pedimos encarecidamente aos docentes que realizem o lançamento de conceitos de suas turmas, com o intuito de que o andamento das matrículas ocorra sem maiores transtornos. 

Estamos cientes dos problemas que estão sendo constatados em inúmeros registros de estudantes em suas matrículas. Pedimos, porém, paciência. O sistema é novo, dificuldades no início de sua implantação são inerentes a qualquer mudança de um sistema em que a UFPA sabia como lidar com as suas dificuldades. Através do SIGAA, há desde inscrições em projetos de monitoria, mural de estágios, documentos com código de autenticação, fórum entre os estudantes, espaço de acervo científico dos professores, registro de ausência do professor dentre outros serviços. Acreditamos que, quando esta situação se normalizar, o novo sistema será de muito valia para todos.

Caso ainda restem dúvidas quanto o calendário acadêmico a ser seguido, ao acessar a Plataforma do SIGAA e selecionar "Menu Discente" > "Ensino" > Consultar Calendário Acadêmico, as datas aqui mencionadas estão todas lá, organizadas para o planejamento da comunidade acadêmica.

O CADEL está disposto a responder qualquer dúvida da comunidade acadêmica em suas mídias sociais. Lembramos que os nossos diretores estão dispostos a atendê-los.



Publicação: Ciro Brito - Diretor de Comunicação e Marketing/CADEL

0 pareceres:

Postar um comentário