24 março 2015

EDITAL DE SELEÇÃO DE MONITORES PARA AS DISCIPLINAS LIGADAS À TEMÁTICA AGROAMBIENTAL – 2ª CHAMADA

EDITAL DE SELEÇÃO DE MONITORES PARA AS DISCIPLINAS LIGADAS À TEMÁTICA AGROAMBIENTAL

I. PROGRAMA:
Edital Nº 09/2014 da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG).
II. UNIDADE RESPONSÁVEL:
Instituto de Ciências Jurídicas (ICJ).
III. COORDENADOR:
Professora Doutora LULY RODRIGUES DA CUNHA FISCHER
IV. NÚMERO DE VAGAS:
1 (um) monitor remunerado

V. REMUNERAÇÃO:
1 (uma) bolsa de R$4.000,00 (quatro mil reais) em pagamentos mensais de R$400,00 (quatrocentos reais) ao longo dos dez (9) meses do projeto (abril-dezembro). Para o recebimento da bolsa, o aluno deve possuir, obrigatoriamente, conta bancária pessoal (não poupança) em um dos bancos conveniados com a UFPA: Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, HSBC ou Santander.

VI. REQUISITO PARA INSCRIÇÃO:
1. Estar regulamente matriculado no curso de Direito;
2. Ter cursado a disciplina Direito Agrário ou Direito Ambiental, com rendimento mínimo BOM em uma das disciplinas;
3. Dispor de, pelo menos, 15 (quinze) horas por mês para a execução do plano de trabalho determinado pelo coordenador.

VII. INSCRIÇÃO:
Enviar e-mail, até o dia 29/03/2015 (domingo), com o assunto “Inscrição na seleção de monitoria agroambiental 2015 - 2ª chamada” para o endereço eletrônico lulyfischerufpa@hotmail.com, com as seguintes informações:
1. Nome completo;
2. Email;
3. Telefone;
4. Turno;
5. Histórico universitário de notas digitalizado;
6.Declaração de disponibilidade de tempo (4h/semana); e
7. Currículo lattes atualizado.

VIII. DESCRIÇÃO DO PROJETO DE MONITORIA
A temática agroambiental na Amazônia possui grande relevância teórica e prática no contexto nacional e internacional em razão dos grandes conflitos existentes na região. Nesse contexto, o Instituto de Ciências Jurídicas da Universidade Federal do Pará é considerado um centro de referência sobre a temática, formando em nível de pós-graduação pesquisadores e profissionais de nível técnico-superior comprometidos com o desenvolvimento de respostas que ajustem a aplicação do Direito às particularidades regionais amazônicas.
Apesar da grande importância das questões agroambientais na atualidade, as disciplinas obrigatórias e optativas de graduação ligadas à temática agroambiental não despertam grande interesse dos discentes do curso de bacharelado em Direito, por considerarem-na de grande complexidade devido à necessidade de estudos multidisciplinares, além de ser pouco demandada em concursos públicos e no exame da Ordem dos Advogados do Brasil. Outro fator que dificulta o processo de aprendizagem é a pequena disponibilidade de materiais na área jurídica contextualizados com as problemáticas regionais, o que torna a aprendizagem pouco significativa para os discentes.
Tendo em vista que a Faculdade de Direito da UFPA visa formar profissionais com postura crítica e em prol da proteção dos direitos humanos, postura essa não compatível com uma visão mercantilizada e utilitarista do ensino do Direito, propõe-se o presente projeto de monitoria em Direito Agroambiental, com o intuito de estimular o aprofundamento do debate sobre essa temática também em nível de graduação.
Assim, o presente projeto visa ao mesmo tempo, estimular a formação de discentes de alto nível para a docência de ensino superior, bem como fomentar nos demais discentes um estudo crítico e ativo dos temas ligados à temática do Direito Agroambiental por meio da realização de atividades em classe e extraclasse que despertem o interesse relativos aos problemas agroambientais na região amazônica.
Complementarmente, o processo de ensino e aprendizagem proposto neste projeto é uma oportunidade para a revisão das práticas docentes vigentes dos participantes através da produção de material didático participativo e contextualizado sobre a temática, a ser utilizado na graduação nos semestres subsequentes.

IX. ATIVIDADES ACADÊMICAS DOS MONITORES
Os bolsistas selecionados deverão desenvolver as atividades previstas nos seus respectivos planos de trabalho, nos quais constarão as seguintes atividades:
 Elaborar 1 (um) plano de aula para uma das unidades da disciplina;
 Ministrar 1 (uma) aula durante o semestre sob supervisão;
 Acompanhar o professor durante as aulas a serem ministradas;
 Realizar reuniões semanais na Universidade para que os alunos realizem exercícios e esclarecimento de dúvidas dos discentes
 Participar do grupo de estudo sobre direito agroambiental associado às disciplinas de Direito Agroambiental
 Participar no processo de revisão dos materiais das disciplinas de Direito Agrário e Ambiental com os professores envolvidos no projeto
 Auxiliar na elaboração de exercícios para as disciplinas
 Auxiliar na coordenação de atividades extraclasse (sessões de cinema, palestras, minicursos) propostas para fomentar o debate sobre a temática durante o período do projeto.
 Participar das disciplinas e debates dos grupos da pós-graduação ligadas à temática agroambiental na condição de ouvinte como forma de aprofundamento de seus conhecimentos
 Elaboração de relatório final de atividades e/ou artigo científico sobre o projeto de monitoria.

X. OBJETIVOS DA MONITORIA
Habilitar os discentes a trabalhar com o ensino das disciplinas ligadas à temática agroambiental de modo a oportunizar uma leitura crítica das problemáticas jurídicas da Amazônia ligadas à implementação de Direitos Humanos.
A monitoria possui ainda os seguintes objetivos específicos:
 Promover o ensino articulado à Pesquisa e à Extensão nas áreas do Direito Agroambiental no âmbito da Faculdade de Direito da UFPA;
 Desenvolver mecanismos ativos de ensino e aprendizagem;
 Estimular o desenvolvimento de estudos multidisciplinares em Direito Agroambiental, privilegiando análises contextualizadas na Amazônia legal;
 Auxiliar os discentes na realização de estudos dirigidos como estratégia preventiva à evasão e ao abandono do curso;
 Integrar os trabalhos de monitoria com os do grupo de pesquisa de Direito Agroambiental da Pós-Graduação.

XI. CRITÉRIOS DE SELEÇÃO
1. Desempenho acadëmico do candidato verificado por meio da análise do histórico universitário apresentado;
2. Experiência prévia do candidato com a temática da monitoria, demonstrada pelas atividades listadas no currículo lattes apresentado;
3. Expressão oral, cuja análise será feita a partir de exposição de no máximo 10 (dez) minutos do candidato na qual deverá justificar o interesse no estudo e ensino da disciplina e demais informações que reputar relevantes. A exposição de todos os cantidatos inscritos ocorrerá no dia 30/03/2015 às 9h30 na sala 4 do Instituto de Ciências Jurídicas (ICJ), altos.

XII. RESULTADO
O resultado da seleção será divulgado em 31/03/2015 (quarta) a partir das 12h, na secretaria do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) da Universidade Federal do Pará (UFPA).
Belém, 24 de março de 2015.

LULY RODRIGUES DA CUNHA FISCHER

Coordenadora


CADEL- UNIDOS PRA FAZER DIREITO
Publicação: Rodrigo Ribeiro - Diretor de Comunicação e Marketing do CADEL 

0 pareceres:

Postar um comentário