10 maio 2015

Cine-Debate "Sem Pena" discute o sistema carcerário e a função da cadeia.

A OAB/Pa, o IPDD e o Grupo de Estudos "Direito Penal e Democracia" realizam nesta segunda (11/05) o Cine Debate "Sem Pena", o evento tem o intuito de não só abordar a questão do Sistema Carcerário Brasileiro, com seus preconceitos, limitações e desafios, mas também de fazer perguntas essenciais sobre a própria função da cadeia e a noção de justiça. 
Escolhido como Melhor Filme pelo Júri Popular do 47º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro e como Melhor Documentário do ano no 41º SESC Melhores Filmes, o documentário Sem Pena está em fase de difusão social buscando ampliar a discussão sobre o tema. 

SINOPSE:
Você prefere falar ou permanecer em silêncio?
O documentário Sem Pena discute o sistema de justiça criminal brasileiro e retrata as adversidades vividas pelas pessoas presas e processadas criminalmente. A partir de imagens impactantes de prisões brasileiras, o documentário pretende estimular uma análise crítica da realidade do sistema de justiça, destacando temas relativos à alta taxa de encarceramento e a falta de acesso à justiça no Brasil, entraves na execução das penas privativas de liberdade, as dificuldades enfrentadas pelo egresso, a ausência de infraestrutura na prisão, o fortalecimento do crime organizado dentro e fora das prisões e as frequentes violações aos direitos humanos.
Nenhuma população carcerária cresce na velocidade da brasileira, que já é a terceira maior do mundo. O documentário - Sem Pena - desce ao inferno da vida nas prisões brasileiras para expor as entranhas do sistema de justiça do país, demonstrando como morosidade, preconceito e a cultura do medo só fazem ampliar a violência e o abismo social existente.

SERVIÇO
CINE DEBATE "SEM PENA"
HORÁRIO: 19 HORAS
LOCAL: CASA DAS ARTES - PRAÇA JUSTO CHERMONT - LARGO DE NAZARÉ 
DEBATEDORAS: BRUNA KOURY (IPDD), IVANILDA PONTES (OAB) E LUANNA TOMAZ (UFPA). 

0 pareceres:

Postar um comentário