22 setembro 2015

II SuperCopa Jurídica de Futsal

Nos dias 18/10; 25/10 e 01/11 (8h e 14h), a Diretoria de Esporte, Cultura e Lazer do Centro Acadêmico de Direito “Édson Luís” (CADEL) promoverá juntamente com o Centro Acadêmico de Direito Otávio Mendonça, um grande torneio futebolístico reunindo equipes formadas por alunos de várias faculdades de Direito de Belém: a II SuperCopa Jurídica de Futsal.

O objetivo central do projeto é a integração entre os estudantes de Direito das mais diversas Faculdades do Estado, buscando, dessa forma, o intercâmbio desportivo e o congraçamento entre os participantes e a comunidade acadêmica interna e externa da UFPA.

As inscrições das equipes participantes serão realizadas com encaminhamento de um e-mail para cadom.cesupa@gmail.com ou ecl.cadel.ufpa@gmail.com, a partir do dia 21 de Setembro até o dia 09 de Outubro, mediante pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 100,00 (cem reais) para equipe masculina e R$ 80,00 (oitenta reais) para equipe feminina, e entrega de documentação dos seus componentes. Os times serão formados por discentes do curso de Direito regularmente matriculados em Instituições de Ensino Superior (IES) paraenses, com mínimo de 6 (seis) jogadores e máximo de 14 (quatorze).

Participe!



SUPERCOPA JURÍDICA DE FUTSAL
MASCULINO E FEMININO
EDITAL DE ABERTURA
O Centro Acadêmico de Direito Edson Luís convida equipes de Futsal compostas por acadêmicos de Direito do Estado do Pará a participarem da I Supercopa Jurídica de Futsal.
1. DOS OBJETIVOS
A Supercopa Jurídica de Futsal promovida pelo Centro Acadêmico de Direito Edson Luis (CADEL) tem como objetivo promover a integração entre os acadêmicos de Direito das mais diversas instituições de ensino superior do Estado, em fins de intercâmbio desportivo (possibilitando inclusive o desenvolvimento de atividades psicomotoras no período de realização do evento) e congraçamento entre os participantes e a comunidade acadêmica interna e externa.
2. DOS PARTICIPANTES
2.1. Poderão participar do evento todos os estudantes regularmente matriculados em cursos de Direito das faculdades participantes.
2.2. É indispensável à apresentação de comprovante de vínculo com IES no ato da inscrição em conjunto com documento oficial com foto.
2.3. Para confirmar a participação do atleta em dias de jogos é necessária a apresentação de documento oficial com foto. 
3. DAS CATEGORIAS
3.1. Os times participantes serão divididos em duas categorias (masculino e feminino), de acordo com o gênero de seus jogadores.
3.2. Serão admitidas no máximo 2 (duas) equipes por categoria para cada faculdade participante, na hipótese de 5 faculdades. Se forem 4 participantes, cada uma poderá inscrever 3 equipes por categoria.
3.2. É vedado o confronto entre times de diferentes categorias durante as competições.
3.3. Caso haja a inscrição de apenas um time em uma das categorias, este terá o dinheiro da inscrição devolvido integralmente.
4. DA ORGANIZAÇÃO
4.1 São responsáveis pela organização da Copa o Centro Acadêmico de Direito Édson Luís (CADEL) da Universidade Federal do Pará e o Centro Acadêmico de Direito Otávio Mendonça (CADOM) do Centro Universitário do Estado do Pará. Os quais serão dotados das seguintes atribuições:
4.1.1. Fiscalizar o cumprimento do Regulamento da Supercopa, revogando quaisquer atos lesivos ao mesmo e às normas contidas neste edital.
4.1.2.  Formar a Comissão de Justiça Desportiva (CJD), que deverá ser integrada por dois discentes do CADEL e dois discentes do CADOM.
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4.1.2.1. Nenhum jogador inscrito no torneio poderá compor a comissão.
     4.1.2.2. Caberá à CJD apreciar os casos omissos deste Edital, bem como os recursos objeto do item 11.1 deste Regulamento.
4.1.3. Divulgar as inscrições deferidas e inferidas, bem como a composição da CJD no sítio eletrônico oficial:www.supercopajuridica.blogspot.com.br com até 48 (quarenta e oito) horas do fechamento do período de inscrições.
4.1.4. Elaborar, a partir do fechamento das inscrições ou, quando houver indeferimento, a partir do fechamento do período de recursos das inscrições indeferidas, a tabela dos jogos da supercopa em ambas as categorias, divulgando-a em seu sítio eletrônico oficial, com antecedência mínima de 48 (quarenta e oito) horas do jogo de abertura do torneio.
4.1.5.  Contratar a(s) equipe(s) de arbitragem que atuará(ão) nas competições.
4.1.6 Fornecer às equipes competidoras bolas, jogo de coletes e água. Apitos, cartões para a arbitragem, súmulas para o registro de cartões durantes os jogos e etc.
4.1.7. Alterar, se necessário, datas, horário e local do evento em até 48 (quarenta e oito) horas, divulgando-as juntamente com as devidas justificativas no sítio eletrônico oficial.
5. DAS DATAS, HORÁRIOS E LOCAL DO EVENTO
5.1 A primeira edição da Supercopa Jurídica de futsal acontecerá nos dias 18/10, 25/10 e 01/11, no local a ser definido pela organização do evento.
5.2 — Os jogos do período matutino terão inicio às 8h.
5.3 — Os jogos do período vespertino terão inicio às 14h.
5.4 — Fica vedada, desde já, a participação de um mesmo time em dois jogos consecutivos, sob pena de nulidade do segundo jogo.
6. DAS INSCRIÇÕES
6.1. As inscrições das equipes participantes serão realizadas com encaminhamento de um e-mail para cadom.cesupa@gmail.com ouecl.cadel.ufpa@gmail.com, a partir do dia 21 de Setembro até o dia 09 de Outubro, com o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 100,00 (cem reais) para equipe masculina e R$ 80,00 (oitenta) para equipe feminina.
6.1.1 A inscrição só será efetuada mediante pagamento da quantia, impreterivelmente até o prazo determinado.
6.2. As equipes serão formadas por estudantes do curso de Direito regularmente matriculados em IES paraenses, com mínimo de 6 (seis) discentes e máximo de 12 (doze).
6.3 No ato da inscrição, deverão ser informados RG e número de matrícula na faculdade
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     6.3.1 Deverá ser informado também o discente que será representante da equipe, podendo este comparecer no sorteio das equipes (vide item 7.1). 
6.4. É terminantemente proibido que um jogador atue por dois times na competição. Em caso de algum jogador estar inscrito em dois ou mais times, este será avisado desta condição pela organização do evento, devendo optar por um dos times com antecedência mínima de 48 (quarenta e oito) horas do jogo de abertura.
7. DO SORTEIO E CHAVEAMENTO DAS EQUIPES
7.1. O chaveamento das equipes será determinado por sorteio a ser realizado em local e data divulgados no site oficial, com a presença sugerida de um representante de cada equipe inscrita.
7.2. Caso um time não compareça e nem justifique sua ausência, este estará concordando tacitamente com tudo o que for decidido na reunião, não podendo questionar, a posteriori, qualquer dos termos decididos.
8. DAS REGULAMENTAÇÕES
8.1. O campeonato será regido pelas regras da Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CBFS), disponíveis emhttp://www.cbfs.com.br/2009/cbfs/Livro_Nacional_de_Regras_2013_.pdf excetuando-se os ajustes feitos por este instrumento na forma dos itens que seguem:
8.1.1. Os jogos deverão ser realizados na presença de no mínimo 1 (um) integrante titular da CJD que ficará responsável pelo preenchimento das súmulas, fazendo referência aos autores dos gols da partida e aos cartões e outras punições aplicadas pelos árbitros.
8.1.2 O competidor que receber cartão vermelho estará automaticamente suspenso para a partida posterior de seu time. Caso este item seja descumprido, a equipe será considerada derrotada por W.O.
8.1.3 O segundo cartão vermelho no torneio para um mesmo jogador acarretará em sua suspensão por dois jogos consecutivos de seu time. Em caso de um terceiro cartão vermelho, a suspensão será por três jogos consecutivos, e assim sucessivamente.
8.1.4. A aplicação de dois cartões amarelos para um mesmo jogador no decorrer da competiçãco suspende-o automaticamente para o jogo subsequente de sua equipe.
8.1.5. As partidas da categoria feminina terão duração de 20 (vinte) minutos corridos, sendo estes divididos em dois tempos de 10 (dez) minutos cada, com intervalo de 5 (cinco) minutos entre os tempos da partida.
8.1.6. As partidas da categoria masculina terão duração de 30 (trinta) minutos corridos, sendo estes divididos em dois tempos de 15 (quinze) minutos cada, com intervalo de 5 (cinco) minutos entre os tempos da partida. 
8.1.6. As equipes participantes deverão comparecer ao local dos jogos pontualmente, sob pena de serem consideradas derrotadas por W.O.
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8.1.7. Haverá tolerância de 15 (quinze) minutos de atraso somente para o primeiro jogo de cada dia.
8.1.8. Em caso de não comparecimento das duas equipes, ambas serão consideradas perdedoras por W.O.
8.1.9.  Considera-se não comparecimento de uma equipe a ausência de todos os seus integrantes ou, ainda, o não preenchimento do requisito de mínimo de 4 (quatro) jogadores presentes.
8.1.10.  Em caso de não comparecimento por não preenchimento do mínimo de jogadores, não será permitido às equipes participarem do jogo programado, ainda que o não comparecimento seja das duas equipes e estas aceitem jogar com menos de 4 (quatro) jogadores.
8.1.11.  Para fins de pontuação e saldo de gols, considera-se a derrota por W.O. como derrota por 3x0 (três a zero).
8.1.12.  Em caso de ocorrência de caso fortuito ou força maior que impeça a realização dos jogos, a organização do evento poderá suspender ou cancelar os jogos do período abordado, a fim de preservar a integridade física e moral dos atletas competidores.
8.1.13.  Em caso de empate por pontos na classificação geral, observar-se-ão os seguintes critérios de desempate, na ordem: a) maior número de vitórias; b) saldo de gols; c) número de gols marcados; d) confronto direto; e) menor número de cartões vermelhos; f) menor número de cartões amarelos e; g) sorteio.
8.1.14.   Qualquer fato que impossibilite a realização de quaisquer jogos causado por um dos times representantes de uma das faculdades participantes, será de inteira responsabilidade da respectiva faculdade.
9. DA UNIFORMIZAÇÃO
9.1. É facultada a utilização de uniformes personalizados pelas equipes. O fornecimento de jogos de coletes é responsabilidade da organização do evento.
9.1.1. Em caso de utilização de uniformes personalizados, estes devem conter o nome e/ou numeração dos membros da equipe.
9.2. É defeso que haja a participação de atletas que, no momento dos jogos, estejam descalços. Caso um dos atletas esteja descalço e não tiver acesso a calçados adequados, será impedido de atuar naquela partida.
10. PREMIAÇÃO
10.1. Os três primeiros colocados no torneio masculino serão premiados com: troféu, medalhas e a quantia de R$300,00 (Trezentos reais) para o primeiro colocado; medalhas e a quantia de R$150,00 (Cento e cinquenta reais) para o segundo colocado; medalhas para o terceiro colocado.
10.2. Os três primeiros colocados no torneio masculino serão premiados com: troféu, medalhas e a quantia de R$160,00 (Cento e sessenta reais) para o primeiro colocado; medalhas e a quantia de R$80,00 (Oitenta reais) para o segundo colocado; medalhas para o terceiro colocado.
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11. DOS RECURSOS
11.1 Caberá, no prazo de 48 (quarenta e oito) horas, recurso à CJD em face de qualquer decisão tomada pela organização do evento, devendo o recurso ser enviado por meio de e-mail para cadom.cesupa@gmail.com ou ecl.cadel.ufpa@gmail.com.
11.2. O membro da Organização que receber o recurso, deverá encaminhá-lo em até 24h para membro da CJD, por meio de e-mail com cópia para o recorrente.
11.3. O presente Edital poderá ser impugnado em até 48 (quarenta e oito) horas a partir de sua divulgação no sítio eletrônico oficial. Eventual impugnação será apreciada pela Organização do Evento.
CENTRO ACADÊMICO DE DIREITO ÉDSON LUÍS – CADEL 
UFPA 


CENTRO ACADÊMICO DE DIREITO OTÁVIO MENDONÇA - CADOM 
CESUPA


COMISSÃO ORGANIZADORA DA II SUPERCOPA JURÍDICA

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