15 janeiro 2016

OAB premia curso de Direito da UFPA com selo de qualidade

Já na sua quinta edição, a Ordem dos Advogados do Brasil concedeu, na última quarta-feira (13), o Selo de Qualidade OAB RECOMENDA a 139 cursos de Direito considerados pela instituição como excelentes. A certificação foi implementada em 2001 e é divulgada a cada três anos, levando em conta em sua avaliação para a concessão do Selo o desempenho dos alunos no Exame de Ordem e no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE). Ainda, fora analisado se o curso conta com professores capacitados, a titulação dos docentes, se há dedicação exclusiva destes e a infraestrutura do curso. Com 1.266 cursos de Direito vigentes no Brasil, apenas 11% receberam a premiação, sendo 78 de instituições públicas e 61 privadas.

O curso de Direito da UFPA foi, pela quinta vez consecutiva, agraciado com o selo, recebido pelo diretor do Instituto de Ciências Jurídicas Dr. Antônio José Matos em cerimônia em Brasília, que também contou com a presença de importantes nomes como o Ministro da Educação, Dr. Aloizio Mercadantes, e o Presidente do STF, Ministro Ricardo Lewandowski.

Para Marcos Vinícius Coêlho, presidente nacional da Ordem, "Quando avaliamos os cursos, empreendemos esforços para a melhoria da qualidade do ensino jurídico e o aperfeiçoamento dos que irão exercer o Estado de Direito na prática, que darão concretude às funções essenciais da Justiça, interpretas e aplicar o ordenamento jurídico. Ao formar bacharéis em direito, cuidamos do futuro da nação e da Constituição".

O CADEL parabeniza enormemente os alunos que, afinal, são o maior motivo de o curso ter sido agraciado com tal prêmio. Os alunos de Direito da UFPA se esforçam diariamente para enfrentar os mais diversos e graves problemas, sejam estruturais ou institucionais e, ainda assim, conseguem atingir excelência de resultados nas provas do ENADE e Exame de Ordem. Para nós, isso apenas enfatiza a qualidade intelectual que frequenta nosso curso. Para nós, alunos, todos os louros.

Ainda, o Centro Acadêmico gostaria de salientar que, apesar de muito felizes com o reconhecimento obtido através do Selo OAB RECOMENDA, sabemos que ainda falta muito para atingirmos a excelência, um curso sem problemas e que garanta ao aluno uma formação sem muitos tumultos e dificuldades. Entendemos que nem sempre as condições nas quais estudamos e as quais enfrentamos são ideais. Lutaremos, como representação estudantil, para que as coisas melhorem cada vez mais, para que as dificuldades diminuam, para que a estrutura melhore e para que nosso curso se mantenha entre os seletos premiados pela desenvoltura de seus alunos.

Ademais, nosso muito obrigado a cada um dos estudantes do nosso curso. É graças à vocês que o Direito UFPA continua um curso de notável superioridade, que não se restringe aos muros universitários e que se mantém ligado à pesquisa, à prática e à uma formação humana e cidadã. Esse Selo é nosso! Parabéns e muito obrigado!

Leia mais: no site da OAB; site da UFPA; notícia do G1
Sobre o curso de Direito: clique aqui

Lista de instituições premiadas no estado

O selo

Um comentário:

  1. Estou no "último ano" (coloquei entre aspas porque, apesar de estar no 8º bloco em pleno ano de 2016, farei o 9º e o 10º no mesmo ano) e não vejo NEM excelência e NEM qualidade.
    Professores BONS DE VERDADE, conto nas mãos.
    Estrutura do bloco, das salas, etc... RUINS ou PÉSSIMOS.
    A minha turma é praticamente autodidata.
    O caminho é longo, muito, mas muito, muito mesmo, longo.
    Boa sorte aos alunos que vêm chegando pra se aventurar nesse programa cheio de pegadinha chamado curso de Direito da UFPA.

    ResponderExcluir