23 fevereiro 2016

EVENTO: Encontro de Mulheres da UFPA

Caros colegas, 
Acontecerá na UFPA o I Encontro de Mulheres da UFPA, o evento será no período de 04 a 08 de Março (Dia Internacional da Mulher) e é um avanço na luta feminista dentro da UFPA. Divulgamos aqui a carta que circula nas redes sociais, escrita pela coordenação do evento, a fim de dar mais esclarecimentos e convidar quem queira participar: 


______________________________
I ENCONTRO DE MULHERES DA UFPA

Belém – PA, 30 de Janeiro de 2016.

O I Encontro de Mulheres da UFPA é um evento criado pela inquietação das estudantes da UFPA quanto às violências vivenciadas contra o seu gênero e a invisibilidade das suas demandas perante toda a estrutura educacional e sociedade.
Entre os dias 04 e 08 de março de 2016, a Cidade Universitária José da Silveira Neto (UFPA), campus do Guamá, sediará o I Encontro de Mulheres da UFPA, evento organizado pelas estudantes mulheres de variados cursos da UFPA, em conjunto com representantes mulheres de Centros Acadêmicos e do DCE da UFPA.
Durante os cinco dias do evento, esperamos reunir a comunidade estudantil em volta de uma ampla programação de grupos de discussão, mesas, sessões temáticas, plenária, além de atividades culturais.
Diante do avanço de pautas conservadoras - regional e nacionalmente - e dos constantes ataques aos direitos das mulheres, escolhemos o tema “O Protagonismo das Mulheres na Amazônia: mais direitos, menos retrocessos!”.
Entendemos que este espaço de organização política é essencial para reivindicação de pautas relacionadas à saúde, políticas públicas e direitos das mulheres, com o objetivo de aprimorar a condição das estudantes e trabalhadoras da UFPA e do Estado do Pará.
Desta forma, insurgimos contra a insuficiente representação política regional e nacional das mulheres, que não atendem a garantia de direitos básicos da mulher, como direito à saúde física e mental, direito à integridade física e moral, direito ao trabalho, direitos sexuais e reprodutivos, a assistência estudantil direcionada às mulheres, e sobretudo o direito à vida.
Assim, a comissão organizadora do Encontro de Mulheres vem, por meio desta, convidar as/os integrantes dos Centros Acadêmicos desta Universidade para comparecer no evento, no sentido de que suas/seus representantes servem aos interesses das estudantes do curso, e por este motivo, acreditamos que a presença destas/destes representantes sejam de suma importância.
A sua presença se faz importante, ainda, pois faremos Grupos de Trabalhos com o objetivo de pensarmos propostas que melhorem a condição das estudantes da UFPA. Desta forma, convidamos uma representante de cada Centro Acadêmico, e se não houver, convidamos uma estudante do curso para colaborar na construção de um documento nestes GTs, que será apresentado na Plenária final do evento e entregue para Reitoria e para o público em geral. Como já foi exposto, o evento ocorrerá nos dia 04 à 08 de Março de 2016, e os GTs serão  no dia 05 de Março, no horário de 10:30, e o local será informado em breve no site. Mais  informações, acessar: http://emufpa.blogspot.com.br/
Aguardamos sua resposta, na certeza de que este convite será bem recebido.

Cordialmente,

Construção Coletiva de Mulheres da UFPA

Encontrodemulheresufpa@gmail.com





0 pareceres:

Postar um comentário