13 abril 2016

FIQUE POR DENTRO - Notícias da UFPA


  • INTERCÂMBIO 


Inscrições para Programas de intercâmbio vão até esta quarta, 13

A Pró-Reitoria de Relações Internacionais (Prointer) da Universidade Federal do Pará (UFPA) mantém abertos os editais para os Programas de Bolsas de Intercâmbio Top China Santander Universidades 2016 e o Top Espanha Santander Universidades 2016. Ambos são voltados para alunos de graduação a partir do 3º ano de curso (ou 5º semestre), regularmente matriculados no 1º semestre letivo de 2016. Os programas acadêmicos são no âmbito de financiamento com o Santander Universidades.
O objetivo é contribuir para o incremento da qualidade da formação dos alunos e professores das Instituições de Ensino Superior (IES) participantes, possibilitando a mobilidade a países com cooperação acadêmica com o Brasil e o desenvolvimento da língua e cultura estrangeiras. Conforme os editais, os participantes terão um período de três semanas nos países de destino, realizando atividades e participando de cursos em outras áreas da Ciência.
Mais informações no Site da UFPA

  • EMPREENDEDORISMO


Inscrições abertas para o I Headhunting Process Enactus UFPA 2016

Estão abertas, até sexta-feira, 15 de abril, as inscrições para o I Headhunting Process 2016 do Time Enactus UFPA. A oportunidade é voltada para alunos de graduação, pós, mestrado e doutorado da Universidade Federal do Pará que buscam deixar um impacto positivo nas suas comunidades e ainda se preparar para um mundo profissional empreendedor. As inscrições são realizadas por meio destelink, na internet.
O processo está aberto para o preenchimento de três vagas, sendo uma para o Departamento de Marketing - para o cargo de Gerente de Design e Social Media - e duas para o Departamento de Projetos - para o cargo de Membro de Projetos.
A vaga para o Departamento de Marketing é voltada, preferencialmente, para os cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, mas também serão bem recebidos os alunos de Administração, Artes Visuais e Estatística, os quais tenham habilidades para cuidar do brandingdo Enactus e também garantir presença do time nas mídias sociais.
Para as vagas do Departamento de Projetos, alunos de qualquer curso da UFPA poderão se inscrever para a seleção.
Mais informações no Site da UFPA

  • ESTUDOS DE GÊNERO


Temas relacionados a estudos de gêneros serão debatidos na UFPA

a tarde desta quinta-feira, 14 de abril, será realizada a Oficina de Gênero, promovida pelo Grupo de Pesquisa População, Família e Migração na Amazônia (GP Ruma). O evento ocorre às 14h, no laboratório de História da Universidade Federal do Pará. O debate faz parte de um ciclo de oficinas e palestras que serão ministradas, mensalmente, pelos membros do grupo. As inscrições para o evento desta semana estão encerradas. A oficina será ministrada pela professora doutora Cristina Donza Cancela. Serão emitidos certificados com carga horária de 4h. Para mais informações, mandar e-mailpara gp.ruma@gmail.com ou pelo Facebook do Grupo.
Essa primeira oficina irá discutir, principalmente, o que é gênero e quais os seus significados. Outros temas abordados serão: a construção de masculinidades e feminilidades; o corpo como construção histórica e cultural; a Teoria Queer e a crítica à heteronormatividade. Segundo a professora, o principal objetivo do evento é discutir e dar visibilidade constante a essas temáticas dentro da Universidade, além de permitir que essas temáticas acompanhem as preocupações dos estudantes nas suas vidas, suas sociabilidades e atuação profissional.
Mais informações no Site da UFPA

  • PESQUISA


Pesquisa busca identificar perfil socioeconômico de estudantes

O impacto da Política de Assistência e Integração Estudantil na vida do estudante da Universidade Federal do Pará é o foco da pesquisa de opinião realizada pela Diretoria de Assistência Estudantil até 29 de abril de 2016.  A pesquisa deve ser feita com mais de 3 mil discentes e busca obter informações referentes ao perfil socioeconômico, o desempenho acadêmico e o grau de satisfação do aluno com os programas e serviços.
Como participar - A coleta de dados é realizada por meio on-line no Sistema Gerencial de Assistência Estudantil -SIGAEST. Para participar da pesquisa, basta o estudante acessar a sua conta no sistema on-line e responder ao questionário referente à pesquisa de opinião. As respostas dos questionários são confidenciais, e somente a equipe técnica, que irá realizar análise, terá acesso às informações.
Público-Alvo - O universo da pesquisa é composto por discentes da UFPA que recebem auxílios e bolsas do Programa Permanência e da Bolsa Permanência do MEC. Esse universo foi estabelecido pelo fato de o público-alvo do Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) ser de estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Todos os estudantes beneficiados com os auxílios e as bolsas estão convocados a participar da pesquisa. A expectativa é atingir 100% dos 3.330 estudantes que recebem algum tipo de auxílio financeiro proveniente da Assistência Estudantil.
Mais informações no Site da UFPA

0 pareceres:

Postar um comentário