20 junho 2016

Cadel realiza evento para discutir a metodologia no ensino superior

A escolha desta temática tem como propósito possibilitar reflexões, promover a troca de experiências e fomentar a produção e divulgação, em rede, de práticas didático-metodológicas inovadoras no ensino superior, principalmente no ensino jurídico, que visem e incentivem o protagonismo do aluno.
As ações e produtos a serem desenvolvidos objetivam envolver docentes, discentes e corpo técnico-administrativo, bem como toda comunidade do curso de Direito da UFPA na reformulação do Plano Político Pedagógico (PPP), de modo que ele caminhe junto à modernidade e constante metamorfose encontrada no ensino jurídico.
Pretende-se que se discutam, ao longo do evento, questões atuais e cotidianas à formação de professores, e à atuação em sala de aula do ensino superior. Nesse sentido, evidenciam-se a complexidade jurídica e a heterogeneidade cultural, constitutivas da sociedade brasileira, e os desafios que apresentam aos processos educacionais no país, principalmente à educação na seara jurídica.

Seminário: Inovação, Didática e Metodologia no Ensino Superior

DATA: 30/06/2016

Horário: 14h

Local: Auditório PROF. JOSÉ VICENTE MIRANDA FILHO

Horas complementares: 4h

Entrada Franca

Palestrantes e Mesas:

·         Profª. Drª. ARLETE MARIA MONTE DE CAMARGO

Mesa: Metodologias e Tecnologias aplicadas no Ensino Superior
Horário: 14h

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (1977), mestrado em Educação Políticas Públicas pela Universidade Federal do Pará (1997) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004). Desde outubro de 2015 é Professora Titular da Universidade Federal do Pará, exercendo suas funções no Instituto de Ciências da Educação. Professora do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPA. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior - GEPES e o GESTRADO. Coordena a linha de pesquisa Formação de Professores, Trabalho Docente, Teorias e Práticas Pedagógicas. Pesquisadora da Rede Universitas BR. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação superior, formação de professores e currículo, planejamento educacional na educação básica, avaliação educacional e didática.

·         Profª. Drª. LULY RODRIGUES DA CUNHA FISCHER

Mesa: Planejamento de Ensino no curso de Direito
Horário: 15h

É doutora em Direito pela Universidade Federal do Pará e Universidade de Paris XIII (2014) em regime de co-tutela. Possui graduação (2005) e mestrado em Direito (2008) pela Universidade Federal do Pará. É professora adjunta 1 da Universidade Federal do
Pará, ministrando as disciplinas de Direito Agrário e Direito Ambiental. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direitos Especiais, atuando principalmente nos seguintes temas: propriedade, meio ambiente, direito ambiental, desapropriação, direitos indígenas, responsabilidade civil por dano ambiental, regularização fundiária e direito urbanístico.

·         NATALIA ALTIERI SANTOS DE OLIVEIRA
Mestranda em Direitos Humanos e Meio Ambiente no Programa de Pós Graduação em
Direito na Universidade Federal do Pará. Graduada em Direito pela Universidade Federal do Pará. Aprovada para o cargo de Analista Judiciária (pólo Belém) do Tribunal de Justiça do Estado do Pará (2014-2015).

·         Prof. Dr. SAULO MONTEIRO DE MATOS

Mesa: Metodologia Ativa no Processo de Ensino
Horário: 16h

Professor do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) da Universidade Federal do Pará. Professor Adjunto de Ética, Hermenêutica e Teoria do Direito do Instituto de Ciências Jurídicas da Universidade Federal do Pará (UFPa). Doutor pelo Departamento de Filosofia do Direito e Filosofia Social da Georg-August-Universität Göttingen (Alemanha). Visiting Researcher (2013) do programa Law and Philosophy da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA). Mestre em Direito (LL. M.) pela Ruprecht-Karls-Universität Heidelberg (Alemanha). Ex-assistente do Departamento de Filosofia do Direito e Filosofia Social da Universidade de Göttingen (Alemanha). Ex-bolsista da Fundação Konrad Adenauer (2009 a 2013). Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Pará (UFPa). Membro do Grupo de Pesquisa (CNPq) Direitos Humanos, Ética e Hermenêutica (coordenador da linha: Direito e Linguagem). Membro do Grupo de Pesquisa (CNPq) Questão Criminal (coordenador da linha: Legitimidade e Punição). Membro Permanente do Grupo de Trabalho Filosofia Hermenêutica da ANPOF.

·         FORMAÇÃO DE GRUPOS DE TRABALHO DISCENTE PARA DIALOGAR COM O NDE SOBRE A REFORMULAÇÃO DO PLANO POLÍTICO PEDAGÓGICO 

Horário: 17h

PARTICIPE!





0 pareceres:

Postar um comentário