13 junho 2016

CIDHA participa de Seminário Internacional em São Paulo

CIDHA participa de seminário internacional em São Paulo
A Clínica de Direitos Humanos da Amazônia, nos dias 8 a 10 de junho, participou do “4° Seminário Internacional "O Mundo dos Trabalhadores e seus Arquivos: Memória, Verdade, Justiça e Reparação”, que ocorreu em São Paulo. O evento foi promovido pelo Centro de Documentação e Memória Sindical da Central Única dos Trabalhadores (CEDOC CUT) em conjunto com o Arquivo Nacional com o objetivo de debater os conjuntos documentais mantidos nos arquivos operários, rurais, sindicais e populares, as particularidades que envolvem o tratamento desses acervos e como utiliza-los para a preservação da memória, revelação da verdade, promoção da justiça e consequente reparação.
Participaram representantes de vários países da América Latina (Argentina, Chile, Guatemala e Paraguai), resgatando as informações dos trabalhos desenvolvidos pelas “Comissões da Verdade” e mostrando a necessidade de se acompanhar o resgate da memória das lutas pelos direitos humanos travadas nas últimas décadas no nosso continente e na Espanha.
Na ocasião, o professor Dr. Girolamo Treccani, coordenador do projeto “Assassinatos por conflitos fundiários no Estado do Pará entre 1964-1988” vinculado a CIDHA, relatou o trabalho desempenhado entre 20014 e 2015 pela Clínica de Direitos Humanos da Amazônia junto a Comissão Camponesa da Verdade do Estado do Pará, cujo trabalho foi incluído no Relatório da Comissão Nacional da Verdade. Destacou a violência contra camponeses e a grilagem de terras públicas). Hoje o estudo de casos paradigmáticos de violações de direitos humanos ocorridos no território paraense durante o período ditatorial auxilia a Comissão Estadual da Verdade e Memória do Estado do Pará.

Alunos da Clínica também participaram do evento apresentando trabalhos acadêmicos relacionados com pesquisas desenvolvidas pela CIDHA, foram eles: o caso da fazenda Vale do Rio Cristalino instalada em Santana do Araguaia e de propriedade da empresa Volkswagen, empreendimento que foi autor de várias violações de direitos humanos (estudo realizado por apresentado por Halyme Ray Franco, Maria Sebastiana B. Pinheiro e Raphael Costa) e o assassinato do sindicalista Gabriel Pimenta (Mayara Rayssa da Silva Rolim). Participou de evento também o doutorando do Programa de Pós-Graduação em Direito do ICJ/UFPA Edgar Castro Lasso que apresentou o tema: “Las salidas jurídicas del proceso de paz en Colombia y sus efectos en la sociedad del postconflito”.

0 pareceres:

Postar um comentário