05 setembro 2016

5 de setembro Dia da Amazônia

O Dia da Amazônia é comemorado no dia 5 de setembro, para homenagear a criação da Província do Amazonas por D. Pedro II em 1850. O cerne desta comemoração é alertar a população sobre a degradação da floresta e de como é possível haver desenvolvimento respeitando tal primordial fonte de biodiversidade.

A Amazônia é a maior reserva natural do planeta. Tal bioma possui aproximadamente milhões e meio de quilômetros de floresta e abrange nove países, apresenta apenas 26% da sua área em território brasileiro protegida, fato que prejudica a preservação da floresta. Assim, ocorre constante desmatamento nessas terras, agravado pelo avanço das plantações de soja, da pecuária, da extração ilegal de madeira, da implantação e do funcionamento de hidrelétricas e da mineração.

As atividades supracitadas são de suma importância para a economia do país; no entanto, a demasiada exploração acarreta em destruição do bioma, causando graves consequências para o planeta, pois a floresta trabalha naturalmente pelo equilibro ambiental da Terra e influência nos cursos da natureza, incluindo a fauna, a flora e o ciclo climático de todo o mundo. Ademais, a respiração da vegetação contribui para a diminuição do dióxido de carbono (CO2) na atmosfera, assim, sua devastação ocasiona o Efeito Estufa, onda de calor e demais entraves climáticos envolvendo o CO2.

A biodiversidade da Amazônia é abundante, sendo estimada a existência de aproximadamente de 40 mil espécies de plantas diferentes, mais de 400 mamíferos e cerca de 1.300 aves. Nos rios amazônicos, que constituem a maior bacia hidrográfica do planeta, pode-se encontrar cerca de 3 mil espécies de peixes. Além de que a Amazônia é o lar de diversas comunidades tradicionais são dependentes diretamente da floresta para o seu sustento.

Devido devastação da Amazônia, foram promulgados projetos de organizações em prol do resguardo da riqueza amazônica e da conscientização dos indivíduos acerca da dependência do homem á natureza. As instituições de relevância pelo trabalho são a WWF-Brasil e o Greenpeace.





0 pareceres:

Postar um comentário