16 novembro 2016

Saiba o que aconteceu na Assembleia Geral dos Estudantes

Na ultima segunda (14/11), aconteceu, no ICJ, a Assembleia Geral Extraordinária dos Estudantes de Direito da UFPA, cujo assunto em pauta era o encaminhamento de um posicionamento dos estudantes de Direito quanto à PEC 55, que tramita no Senado Federal, e um posicionamento quanto às ocupações que vem ocorrendo em universidades de todo o país como forma de protesto e luta contra essa PEC. 
O assunto não é dos mais fáceis, visto que divide opiniões, e o CADEL não poderia se posicionar pelos alunos sem ouvi-los primeiramente, foi exatamente o que ocorreu na reunião ordinária da Congregação, quando o conselheiro e diretor executivo do CADEL se absteve de manifestar opinião sobre a PEC e as ocupações já que o conselho é formado por representantes das categorias e não podíamos ali expressar um posicionamento que talvez não representasse a vontade dos alunos. 
A Assembleia ocorreu de forma tranquila, com alguns momentos mais acalorados e alguns pedidos de paralisação do andamento para que se definissem questões de ordem.
Houveram três blocos de fala, cada bloco com a fala de dez pessoas, que utilizaram três minutos para defender seus argumentos acerca dos temas discutidos. De forma ordeira e pacífica todos falaram e foram ouvidos. 
A votação para definir o posicionamento dos alunos teve início às 18h, visto que previamente alguns alunos sustentaram que não poderiam participar se as votações fossem ao final por que teriam aulas e não gostariam de faltar.
Uma fila se formou na parede esquerda do ICJ e enquanto os alunos votavam outros discursavam contra a PEC 55 e defendiam as ocupações dos campus das univesidades públicas brasileiras. 
Ao final da votação, que se deu por volta de 20h iniciou-se a apuração dos votos, um estudante do movimento "UFPA LIVRE" atuou como fiscal assim como uma discente que faz parte do movimento "OCUPA UFPA". 

APURAÇÃO
Os discentes do curso de Direito decidiram se posicionar contra a PEC 55 que tramita no senado, bem como apoiar as ocupações que tem acontecido em todo Brasil. 
Participaram ao todo 216 discentes, regularmente matriculados, sendo que 24 votaram a favor da PEC 55 e 175  se posicionaram contra, além de 17 abstenções. Quanto às ocupações foram 111 votos a favor e 105 contra e 01 abstenção. 

ENCAMINHAMENTOS
Os encaminhamentos tomados na Assembleia Geral foram:
1. Participação de um representante do CADEL nos eventos de ocupação, a fim de que sempre possamos informar o corpo discente sobre os atos e decisões. 
2. Apoio do CADEL aos alunos ocupantes com a arrecadação de material de apoio.
3. Organização de palestras e debates com discussões sobre os temas envolvidos nessa discussão. 

Agradecemos a presença dos mais de 200 alunos que participaram da Assembleia Geral e garantimos que vamos defender os posicionamentos adotados em Assembleia, que é o órgão de deliberação máxima dos estudantes. 

CENTRO ACADÊMICO DE DIREITO "EDSON LUÍS" 
GESTÃO CADEL POR VOCÊ 

0 pareceres:

Postar um comentário