03 junho 2017

CADEL promove cinedebate sobre a questão racial

No dia 30 de maio (terça-feira), o CADEL realizou seu primeiro Cine debate do ano tendo por temática a questão racial. O evento se deu com a seguinte dinâmica: passou-se dois vídeos – o "White Bear" da série Black Mirror e "Chapter V" da série Dear White People – e na sequência o palestrante/debatedor Milton Ribeiro fez suas ponderações acerca das cenas passadas e apoiando-se em uma apresentação em PowerPoint, produzido por si próprio.

Tal debate mostrou-se urgente depois de casos explícitos de discriminação racial na UFPA (como o caso do rapaz que foi impedido de adentrar às dependências por, com base nos estereótipos, não configurar o perfil de um estudante, mesmo ele tendo apresentado sua documentação estudantil e o caso das placas pichadas com "Fora branco" e pessoas riscadas). 

Trouxe-se a discussão para que se pudesse compreender que racismo é algo degenera a sociedade, ademais, o racismo institucional que tem se instaurado nas dependências e na gerência da nossa Universidade está tomando proporções inadmissíveis, porteiros oprimindo pessoas pela sua etnia (fenotipicamente, como a comunidade brasileira identifica as diferenças raciais), ofensas e injúrias virtuais que ultrapassam os limites da moralidade e bom senso; um caos político-institucional se formou na UFPA, porém, tal conjuntura interna é um reflexo direto da imoralidade brasileira no que concerne às questões raciais e das minorias.

O Centro Acadêmico de Direito Edson Luís (CADEL) é contrário e combativo a qualquer forma de discriminação e degradação da pessoa humana, seja por qual for a razão. Driscriminação é crime e, não só isso, é uma prática deplorável deve ser tratada com repulsa.




0 pareceres:

Postar um comentário