04 agosto 2017

ATUAÇÃO DO CADEL TRAZ ENCONTRO NACIONAL DOS ESTUDANTES DE DIREITO 2018 PARA BELÉM!



O movimento estudantil, e mais especificamente o Encontro Nacional dos Estudantes de Direito, se configura como um polo fundamental de destaque e de discussão da história viva do nosso país.

Neste sentido, a cidade de Belém, no Estado do Pará, assumindo o posto de representante da porção setentrional do país, lançou, durante o ENED 2017 (realizado na cidade do Rio de Janeiro, no período de 23 a 29 de julho), a candidatura à Cidade-Sede do Encontro do ano subsequente, 2018; destacando o período de vacância da Região Norte como sede deste evento, posto que este feito não se repetia havia quase dez anos.
A candidatura contou com o amplo apoio dos Centros Acadêmicos de Direito e estudantes da Região Norte, tendo em vista o viés de integração da Amazônia em relação ao resto do Brasil.  

A Delegação de Belém, coordenada pelo CADEL e com participação de estudantes da FAD da UFPA e de outras Faculdades, mostrou que inserção do Norte no contexto político, social e econômico nacional é fundamental, em que se pese as particularidades da Amazônia, afinal temas como desmatamento, povos tradicionais, Direito Agrário e Direito Florestal não devem ser negligenciados, mas pautas centrais nas discussões. 

A Delegação entende que é de extrema importância a produção, socialização e transformação do conhecimento na Amazônia para a formação de cidadãos capazes de promover a construção de uma sociedade inclusiva e sustentável. O Norte precisa ser protagonista dessa luta, pois, assim como muito tem a aprender, muito tem a acrescentar acadêmica, social e politicamente com as outras regiões. 

Depois de uma árdua e longa campanha, a missão foi enfim concluída. Durante a plenária final do ENED RIO, com escolha quase unânime dos estudantes presentes, foi anunciado que o Encontro Nacional dos Estudantes de Direito - ENED de 2018 será na nossa Belém do Pará!!!


A Região Norte retoma seu protagonismo no Movimento Estudantil e o CADEL coloca-se novamente como um Centro Acadêmico relevante nacionalmente.

0 pareceres:

Postar um comentário