10 setembro 2017

10 de setembro, Dia de Prevenção ao Suicídio

Hoje, 10 de setembro, foi escolhido o Dia de Prevenção ao Suicídio, parte da campanha Setembro Amarelo, criada em 2014 pelo Centro de Valorização a Vida, o Conselho Nacional de Medicina e a Associação Nacional de Psiquiatria, com o objetivo de alertar a população sobre a realidade do suicídio no Brasil e suas formas de prevenção.
O suicídio é um problema social e de saúde pública, sendo responsável pela morte de 32 brasileiros por dia, segundo dados oficiais fornecidos pelo site oficial da campanha. Entretanto, ainda que os números sejam alarmantes, o estigma social acerca do assunto impede que a discussão seja ampliada de forma responsável e isenta de preconceitos. Nove em cada dez casos de suicídio poderiam ter sido evitados, o que demonstra que a falta de informação acaba sendo o pior inimigo no combate a esse problema.
No ambiente acadêmico, a realidade não é diferente. Em abril deste ano, alunos da faculdade de medicina da USP se mobilizaram para alertar sobre tentativas de suicídio que ocorreram no curso. A falta de discussão e divulgação de apoio à saúde mental dos estudantes agrava ainda mais o problema, uma vez que se parece fingir que ele não existe.
Então, o que podemos fazer?
Converse com seus familiares e amigos. Pergunte como eles estão e o que você pode fazer para ajudá-los. Incentive-os a procurar ajuda. Espalhe amor, carinho e atenção.
Caso você esteja sofrendo com esses pensamentos negativos e acredite que precisa de ajuda, não tenha medo. Há varias pessoas aqui fora dispostas a lhe ajudar. É possível se sentir bem de novo. Lembre-se: você não está sozinho.

-Onde procurar ajuda?
http://www.cvv.org.br
http://www.ufpa.br/ics/index.php/saps


Setembro Amarelo - Falar é a melhor solução

Confira a Cartilha do Ministério da Saúde sobre Prevenção do Suicídio aqui

0 pareceres:

Postar um comentário