18 outubro 2018

NOTA DO CADEL: JORNADA CIENTÍFICA DE ESTUDOS JURÍDICOS

    O Centro Acadêmico de Direito Edson Luís vem por meio desta informar sobre reformulação da I Jornada Científica de Estudos Jurídicos. Após deliberação em Congregação e, posteriormente, conversas individuais com professores que a compõe, foi impossibilitada a liberação de aulas pelo Instituto de Ciências Jurídicas, o que, por sua vez, impede que possamos realizar o evento. A manutenção das aulas indisponibiliza a estrutura física do evento (já que as salas de aula não estariam livres para as apresentações de trabalho do evento), além da indisponibilidade dos professores - uma vez que alguns já convidados afirmaram que só teriam disponibilidade em caso de liberação de aulas-, e, claro, a indisponibilidade dos próprios alunos, grande alvo do evento, já que ainda teriam o dever de comparecer as aulas regulares. 
    Em contraproposta, o ICJ sugeriu que o evento fosse realizado em um Sábado e Domingo na UFPA, o que o CADEL julga ser inviável, haja visto questões já tratadas anteriormente, como salas indisponíveis, assim como os professores, além de considerarmos a segurança dos discentes em estarem na UFPA sábado no período do vespertino.
   Paralelamente à isso, o ICJ se propôs a criar um evento semelhante a jornada, nos mesmos moldes, porém com um maior grau de formalidade, a fim de permitir que este se torne um evento oficial e que de fato possa contar pontos para os estudantes em processos seletivos mais rígidos (como os de Mestrado), isto porque a Semana Acadêmica não preenche os requisitos necessários para tanto. Portanto, até a primeira metade do ano q vem, o ICJ, FAD e CADEL realizarão em conjunto este evento.
    Visando ao melhor aproveitamento acadêmico dos discentes neste futuro evento,  o CADEL decidiu pela criação de um Curso de Extensão de Pesquisa Científica, voltado à realidade do acadêmico de direito, com aulas práticas de pesquisa jurisprudencial, empírica, bibliográfica, entre outros, que ocorrerá ainda neste semestre.
    Então, devido a convergência de fatores distintos, este ano está inviabilizada a realização da Jornada Acadêmica. No entanto, esse fato não prejudicará os estudantes. A ideia é justamente a oposta, tendo em vista a criação de um evento que atenda aos critérios metodológicos de processos seletivos diversos.
   Ademais, o CADEL, em especial a diretoria de EPX - Diretoria de Ensino, Pesquisa e Extensão-, está à disposição para sanar qualquer dúvida ou questionamento.

0 pareceres:

Postar um comentário