SAEST PUBLICA EDITAL DO PROCESSO SELETIVO PARA OS AUXÍLIOS PERMANÊNCIA
E MORADIA 2019
A Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio da
Superintendência de Assistência Estudantil (SAEST), torna público nesta
quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019, o Edital SAEST/UFPA nº 02/2019,
referente ao processo seletivo do Programa Permanência (modalidades Permanência
e Moradia) destinado a estudantes de cursos de graduação em situação de
vulnerabilidade socioeconômica.
Para este ano de 2019, estão sendo ofertados 1.570 Auxílios
Permanência no valor de R$ 400,00 e 350 Auxílios Moradia no valor de R$ 400,00.
Do total de auxílios, 40% são destinados a candidatos novos e 60% a candidatos
em renovação e assistidos com Auxílio Emergencial.
Quem participa - Os auxílios são destinados a
discentes da instituição cursando, prioritariamente, a primeira graduação na
modalidade extensiva (regular) e que não possuam condições financeiras de arcar
com custeio integral ou parcial de despesas com moradia, alimentação,
transporte e material didático. A vigência dos auxílios tem validade de 12
(doze) meses.
Inscrições – As inscrições ocorrerão no período
de 8:00 h do dia 20 de fevereiro até às 17:00 h do dia 29 de março de
2019. As inscrições acontecem em duas etapas concomitantes: “Inscrição
no Sistema” e “Envio da Documentação"
Como se inscrever- Para participar, o (a)
estudante deverá acessar o Sistema Gerencial de Assistência Estudantil
(SIGAEST) http://proex.ufpa.br/sigaest/inicial.php e
inscrever-se no“Programa Permanência 2019”. O (A) candidato (a) tem a
opção de solicitar somente a modalidade Permanência, somente a modalidade
Moradia ou ambas as modalidades. Em seguida, deve realizar o preenchimento
completo dos Questionários Socioeconômico e Pedagógico referentes ao (s) auxílio
(s) solicitado (s).
Para os (as) discentes calouros (as) que ainda não possuem
matrícula no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA),
haverá a opção de inscrever-se utilizando um número de matrícula provisório
exclusivo para uso no SIGAEST e o CPF.
Como enviar os documentos- Os (As) discentes
matriculados (as) nos campi de Belém, Ananindeua e Tucuruí devem
enviar de forma online os documentos exigidos pelo edital,exclusivamente,
por meio do SIGAEST, em arquivo de imagem (no formato JPG e tamanho máximo de
500 Kbytes). Os (As) discentes dos demais campi (Abaetetuba,
Altamira, Bragança, Breves, Capanema, Castanhal, Salinópolis e Soure), podem
enviar a documentação online por meio do SIGAEST ou
presencialmente no Núcleo de Assistência Estudantil (NAEST), quando houver, ou
Coordenação de Extensão do campus de origem. Em caso de o (a) candidato (a)
encaminhar a documentação por meio das duas opções (on-line e presencial),
para efeito de análise, serão considerados somente os documentos inseridos em
formato online no SIGAEST.
Para evitar sobrecarga no SIAGEST, a SAEST orienta que os
discentes não deixem para realizar a inscrição nos últimos dias, informando que
não se responsabilizará por falha de conexão da internet que impossibilite o
cumprimento das etapas do processo seletivo.
Acesse o edital AQUI.
Serviço:
Programa Permanência 2019 – Modalidades Permanência e/ou
Moradia
Inscrição: 20 fevereiro a 29 de março de 2019
Contato: (91) 3201-7346Acesse: http://saest.ufpa.br/portal/
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