23 março 2020

Seleção Cineclube: Direito e Biopolítica

CADEL Informa: O Professor Doutor Ricardo Evandro Santos Martins, professor adjunto da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Pará, torna público que estão abertas, de acordo com o que estabelece o Edital, que está no final desse texto, as inscrições para 1 aluno bolsista e 5 alunos voluntários ao Projeto de Extensão: “Cineclube: Direito e Biopolítica” do ICJ - UFPA.

O Projeto se trata de prática cineclubista entre os alunos e alunas da Faculdade de Direito da UFPA, com o objetivo de propor um modo alternativo de ensino de conceitos jurídicos, especialmente em torno do tema da biopolítica. A ideia é facilitar a consolidação de grupo de discussão de temas caros ao direito, como concepção de justiça, violência, gênero, biodireito e narrativas distópicas.

Além disto, também são temas de discussão as disciplinas importantes para o desenvolvimento do pensamento crítico sobre fundamentos e função do direito: como filosofia, psicanálise, criminologia e as teorias da arte, especificamente teorias entre direito e cinema. Não apenas o direito é objeto de promoção de debates, mas também as próprias teorias dentro do debate da teoria do cinema, da crítica cinematográfica e da estética. O Projeto se justifica pela necessidade de se encontrar meios outros de se levantar discussão sobre o direito na Faculdade.

Em meio aos processos de crise democrática, descrebibilização das ciências humanas, das universidades públicas, das crises das democracias contemporâneas, e da evasão acadêmica e desinteresse por temas não-técnicos, não-dogmáticos, fora da tecnicidade acrítica que o interesse por concurso público gera entre os alunos e as alunas do curso de direito, faz-se necessário o desenvolvimento de trabalhos que despertem interesse para além dos muros ideológicos e tecnológicos da dogmática da legislação e doutrina do direito tradicionais.

0 pareceres:

Postar um comentário